sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal: reflexões.

Hoje, véspera de Natal, estive pensando no significado dessa data. Quando era criança por essas horas, estava na angústia da chegada do papai noel, banho tomado, expectativa dos presentes. Atualmente, adulto, corremos atrás para comprar para piazada, os papéis se inverteram. Mas, sinceramente, quando vejo as crianças de hoje em relação a essa expectativa, elas não me parecem tão ansiosas. Com o mundo voltado praticamente a máquina do consumo, o ganhar presente no Natal se tornou somente mais uma data qualquer para ganhar, como, por exemplo o dia das crianças. Os papais Noel tornaram-se presentes demais antes da comemoração, todos os shoppings tem um praticamente. Antes, nossa, tinha que ir no beira-rio ver a chegada do papai noel. Talvez essa onipresença de papais noel tenha frustrado um pouco a criançada.

O que eu queria falar mesmo, depois dessa nostalgia toda, é em relação ao significado dessa data. Nos países como o Brasil, onde sua maioria é católica, em tese, comemoramos o nascimento do menino Jesus. Todavia, na atual loucura da população em comprar e comprar, isso passa totalmente despercebido. A própria imprensa quase não fala nada. Só fala em vendas, vendas. Não sou católico, mas utilizo a data para refletir um pouco sobre as mazelas do mundo, valorizar a família, lembrar os antepassados, enfim, pensar.

Desejo um feliz Natal a todos, principalmente às crianças do mundo, aquelas que não tem um lar, uma família,  alguém para estender a mão. Pensamos no que podemos fazer para mudar isso.

2 comentários:

  1. Concordo, meu irmaozinho! Isso já foi assunto aqui em casa. Tenho muito receio de que os presentes a toda hora acabem por desmistificar a figura do Papai Noel, que curto muito, junto com a Fê, com o João e com todos...Quanto à data em si, é chance de parar, pensar e valorizar quem está do nosso lado, nossa família, nossos amigos, e regozijar a vida, acima de tudo! Abrazón!

    ResponderExcluir
  2. O Natal ao meu ver é a data em que todas as famílias "cristãs" comemoram o nascimento de Cristo, a fraternidade e a solidariedade. Porém, a cada ano que passa as pessoas estão esquecendo do real significado dessa data. O Papai Noel é uma lenda que fazia parte da vida das crianças de nossa geração. Essa, era inocente e não vivia cercada pelo capitalismo, não na mesma proporção. Realmente é muito triste pensar que toda essa "magia do Natal" está com seus dias contados.

    ResponderExcluir